Arquitetura: como aproveitar espaços pequenos
Ambientes integrados por aparadores e móveis baixos tornam o espaço amplo e agradável
Imóveis cada vez menores têm se tornado uma tendência do mundo imobiliário. Isso porque, os espaços para construção são cada vez mais raros nas grandes cidades, o que torna o investimento das construtoras mais alto e, por consequência, o valor do apartamento mais caro. Exatamente para reduzir esse preço ao cliente final, empresários do ramo usam a estratégia de diminuir o tamanho dos apartamentos, na tentativa de torná-lo acessível.
O desafio maior, porém, acontece quando o proprietário resolve organizar a decoração do espaço. É aí que entram os truques para deixar o apartamento mais aconchegante e sofisticado, sem perder nenhum milímetro de parede.
A primeira dica dos especialistas é utilizar espelhos no máximo de ambientes possível para causar aquela ilusão de ótica que dá a perspectiva de amplitude. Assim como o uso de cores claras como branco, e de objetos de decoração grandes.
O mais importante, no entanto, é planejar de forma minuciosa a decoração para aproveitar cada lugarzinho escondido do imóvel.
Além do mais, a decoração precisa ser proveitosa, ou seja, além de agradável, ela precisa servir para guardar todos os seus pertences, inclusive, aquelas quinquilharias que você nem sabe para que tem. Já pensou poder fazer dos degraus da escada gavetas? E aquele espaço abaixo dela, se estiver vazio será um atrativo pra juntar objetos desnecessários.
Outra estratégia muito utilizada nos pequenos espaços é o uso de armários. Eles são funcionais e também trazem beleza e sofisticação ao ambiente. Nesse tipo de apartamento o arquiteto utiliza paredes para montá-los com profundidades maiores e menores e portas de correr, dando praticidade ao morador e economizando milimetricamente esquinas e paredes da casa.
Já pensou em guardar vassouras em armários e utilizar cabides na área de serviços? Pequenos detalhes como esses podem fazer toda a diferença na organização da casa e no aproveitamento de cada parte dela.
As prateleiras também são grande aliadas dos locais menores, pois além de dar uma impressão de um ambiente mais organizado, elas dão leveza ao lugar. Assim como todas outras opções de espaços verticais como os jardins internos e suportes dobráveis, isso vai ajudar a liberar chão para a circulação.
Os cubos e nichos são uma ótima solução para dispensar estantes muito grandes ou racks e servem para todos os cômodos: sala, cozinha, quarto, área de serviço.
Uma boa alternativa para quem quer fazer esses espaços parecem maiores é conduzir os olhos de quem entra para o teto. Por exemplo, quando pendurar cortinas ou outros itens, coloque-os próximo ao topo da parece. Assim, a sala ou o quarto parecerão maiores.
O mesmo raciocínio serve para móveis grandes. Por exemplo, você sabia que escolher móveis grandes pode dar uma nova vida ao lugar? Embora eles ocupem mais espaço na metragem, se bem posicionados, dão uma sensação de grandiosidade ao cômodo.
Itens muito pequenos podem dar uma impressão de que o lugar é desorganizado. Já peças grandes, como um sofá confortável dá a sensação de organização. Os tapetes seguem a mesma linha, pois funcionam muito bem nesses ambientes. Por isso, opte por estampas com desenhos grandes e cores suaves, pois estas iluminam o ambiente e o deixa mais delicado, além de delimitar espaços.
Por último, uma dica que só tem sido usada por pessoas mais ousadas e inovadoras: os ambientes integrados. Essa aposta é garantia de um cômodo amplo e agradável e, geralmente separam ambientes por móveis baixos ou até mesmo por tapetes, assim como por aparadores, que podem ser posicionados de maneira que sejam úteis e decorem dois espaços ao mesmo tempo.
A união das salas de jantar e de estar é a tendência mais comum na atualidade. Para realizar uma espécie de divisória, podem ser usados também livros, louças e artigos para decoração.
E então, essas dicas foram úteis para você? Aqui você sempre vai encontrar dicas e curiosidades sobre decoração e arquitetura. Continue nos seguindo para mais conteúdos como esse!